Quem sou eu?
Dizem de Mim...
Biografia
Katia Pinno é escritora carioca e escreve desde muito jovem como forma de exorcizar sua timidez. Escrever lhe dava a oportunidade de expressar seus sonhos, ideias e ideais, criando personagens e inventando histórias. O gosto pela leitura sempre esteve presente em sua vida. Ler é deixar a imaginação correr solta e é uma das condições que auxiliam a formação do escritor.
Na época em que cursou Psicologia, a literatura ficou em segundo plano, sendo privilegiada a escrita de textos acadêmicos. Só que nunca parou. Sempre encontrava um tempo para produzir seus textos ou aprimorar aqueles já escritos, mesmo quando já clinicava e realizava seus projetos comunitários.
Apesar de produzir muito, tinha certo receio de mostrar suas obras. Até que em 1998 decidiu tirar do baú a história da LILI, A ESTRELA DO MAR e pedir que Jayme Machado, seu primo, a ilustrasse. Esse fato reacendeu a chama do amor pela literatura e a vontade de revelar seu talento, mas foi só em 2007, com o incentivo de seu filho Vítor e através da Editora Oficina e do seu editor, Sérgio Gerônimo, que LILI nasceu enfim. Em 2008 seu livro recebeu o primeiro lugar do Prêmio Adolfo Aizen, conferido pela União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro (UBE/RJ). Foi o impulso que precisava para tomar uma decisão da qual nunca se arrependeu: resgatar seu dom e dedicar-se, integralmente, ao ofício da escrita. A partir daí nunca mais parou. Vieram outros prêmios e muitas participações em Bienais (Rio de janeiro e São Paulo) e Feiras do Livro e várias outras atividades ligadas à literatura (palestras, rodas de leitura, oficinas literárias), inclusive na promoção do gosto pela leitura e no ativismo cultural.
Publicou o segundo livro em 2009, SOU MULHER, de crônicas e poesias, reunindo seus escritos desde a adolescência, onde faz uma brincadeira, dividindo as crônicas por faixas etárias: “dos 20”, “dos 30”, dos “40” e colocando “Poesias Intrometidas”, porque ao vasculhar seus escritos, descobriu-se poeta. Em 2015 lançou o seu livro de contos, À DERIVA E OUTROS CONTOS, que mostra toda a versatilidade da autora em dez histórias, com variados temas, desde o suspense, passando pelo humor, ação, memórias e muito mais.

Premiação de LILI, A ESTRELA DO MAR.

“Em 2018 lançou a segunda edição do premiado LILI, A ESTRELA DO MAR, com uma nova roupagem, colorida e mantendo a integralidade do texto. Neste mesmo ano surgiu o livro infanto juvenil, A FLOR E A FEITICEIRA, um conto de fadas surpreendente. E muitas novidades estão nos planos da escritora, para os próximos anos.”
Psicóloga
A autora é Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985) tendo concluído a Formação em Psicologia na mesma universidade em 1986. É Pós-graduada em Didática do Ensino Superior; Especializada em Terapia Existencial; com Aperfeiçoamento em Psicoterapia Breve; Practionner Trainning em Programação Neurolinguística.
Como Psicóloga clínica atuou durante vinte e um anos em psicoterapia infantil, familiar, da terceira idade e de adultos. Desenvolveu e coordenou dois Projetos Comunitários de forma voluntária: Encontro com Gestantes (de 1988 a 1990) e Educação e Saúde Comunitária (de junho de 1998 a 2005), aplicados nos bairros de Deodoro e Ilha de Paquetá. O Projeto Educação e Saúde Comunitária, de maior amplitude, atendeu mulheres da terceira idade com o objetivo de criar uma identidade grupal fortalecida, para que elas se reconhecessem como parte integrante da comunidade maior, engajando-se em outras atividades, inclusive aquelas organizadas por elas mesmas. Esse Projeto foi apresentado em forma de painel na Primeira Mostra Nacional de Práticas em Psicologia – Compromisso Social, acontecida no ano 2000, no Centro de Convenções Anhembi, São Paulo. Essa Mostra foi organizada pelo Conselho Federal de Psicologia e reuniu em torno de seis mil trabalhos realizados por psicólogos no Brasil inteiro.
Oradora competente ministrou inúmeras palestras e cursos dentro de sua formação profissional, e criou, para Rádio, o quadro “Quinze minutos de Psicologia”, que foi transmitido na Rádio Comunitária de Deodoro e na Rádio Comunitária de Paquetá, no Programa de Vânnia Barboza. Fez participações na Rádio Bandeirantes respondendo às cartas dos ouvintes, no Programa Mulheres de Fato na Rádio Tupi de Rio Bonito falando sobre diversos temas relativos à sua formação e na Rádio 104,5 Família FM na mesa de debates do Programa Alberto Brizola.
Os estudos teóricos e a experiência em seu consultório possibilitaram à escritora o desenvolvimento de maiores recursos, tornando-a mais observadora, mais atenta aos detalhes, aprimorando a empatia para com os dilemas humanos, fundamental para quem escreve.
Prêmios
Honrarias
Em fevereiro de 2011 recebeu da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP) a MEDALHA “PERSONALIDADE 2010”, NA CATEGORIA “DEDICAÇÃO À CULTURA”.
Em maio de 2011 recebeu a HONRARIA DOS ANDRADAS, concedida pela Federação das Academias de Artes e Letras do Estado de São Paulo (FALASP).
Em 2014 recebeu a DISTINÇÃO de DESTAQUE CULTURAL em homenagem comemorativa ao Jubileu de Prata de fundação da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ).
MÉRITO PROFISSIONAL 2018, pela participação no Prêmio Mulher Empreendedora 2018, realizado pelo Instituto Beneficente de Educação, Saúde e Tecnologia em reconhecimento a atuação profissional, visionária, inovadora e multiplicadora na esfera da arte e cultura, em 08/03/2019.
MOÇÃO DE APLAUSO Nº 29/19 de autoria do nobre vereador Casota e conferida pela CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI em cerimônia do dia 08/03/2019.
DIPLOMA HELONEIDA STUDART DE CULTURA, conferido por iniciativa da Comissão de Cultura (presidida pelo Deputado Estadual Eliomar Coelho) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), por sua destacada contribuição ao desenvolvimento da cultura no Estado do Rio de Janeiro, em cerimônia do dia 17/06/2019.
Engajamento
Como membro da diretoria da AACLIP e coordenadora do Comitê PROLER organizou diversos eventos culturais.